Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 01
Esse texto é
a) um manual de instrução.
b) uma bula de remédio.
c) uma receita.
d) um anúncio.
QUESTÃO 02
A finalidade do texto é
a) anunciar a venda de um remédio.
b) ensinar como se produz um remédio.
c) orientar sobre o uso de um medicamento.
d) apresentar uma nova fórmula de medicamento
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 03
No texto, o trecho, “Olha praquele balão multicor”, a palavra destacada indica que o
balão é
a) preto.
b) branco.
c) colorido.
d) transparente.
QUESTÃO 04
No trecho, “O céu estava assim em festa...”, a palavra destacada dá ideia de
a) lugar.
b) modo.
c) tempo.
d) dúvida
QUESTÃO 05
No texto, o trecho,“Vê como ele está lindo”, o termo em destaque se refere ao
a) céu.
b) xote.
c) amor.
d) balão
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 06
O humor do texto está no fato de
a) todos terem olhado para o cabo.
b) a multidão se espantar ao ver a vítima.
c) um soldado e um cabo terem dobrado a esquina.
d) o cabo descobrir que a vítima, na verdade, é um burro.
QUESTÃO 07
No trecho, “— Eu sou irmão da vítima.”, o travessão foi usado para indicar uma
a) fala.
b) pausa.
c) explicação.
d) informação
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 08
O assunto do texto é
a) o carboidrato existente na batata.
b) a importância da batata na alimentação.
c) o motivo pelo qual a batata frita engorda.
d) a receita de alimentos cozidos e calóricos.
QUESTÃO 09
Segundo o texto, a batata é importante porque tem
a) vitamina A e óleo.
b) carboidrato e óleo.
c) vitamina A e calorias.
d) carboidrato e vitamina A.
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 10
No texto, o conflito da história tem início quando o personagem
a) devolve a flor ao jardim.
b) furta uma flor do jardim.
c) conserva a vida da flor.
d) assume o furto da flor.
b) furta uma flor do jardim.
c) conserva a vida da flor.
d) assume o furto da flor.
QUESTÃO 11
No texto, o trecho que expressa a morte da flor é
a) “...e fui depositá-la no jardim onde desabrochara…” (l. 10 -11)
b) “ Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia.” (l. 6 - 7)
c) “ Nem apelar para o médico das flores”. (l. 8)
d) “Eu a furtara, eu a via morrer”. (l. 9)
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 12
O trecho que mostra onde a história acontece é
a) “É cheia de morros, dunas e falésias.” (l. 2)
b) “Na beira da praia, nas noites de lua, …”. (l. 4 - 5)
c) “… na cidade de Icapuí, tem uma praia linda.” (l. 1)
d) “O reino começa naquela vila e vai até o manguezal, …”. (l. 15)
QUESTÃO 13
No trecho, “Ela cantava e chamava o rapaz para perto dela.” (l. 11), o termo destacado se
refere à
a) cidade.
b) moça.
c) pedra.
d) praia.
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 14
No texto, a atitude de Babão com Guto mostrou que o cachorro
a) tentava proteger a mãe.
b) desejou sair para passear.
c) foi carinhoso com o menino.
d) queria despistar o atendente.
QUESTÃO 15
No trecho, “– Ok! Vamos levá-lo para casa, e essa coisa fofa aqui também!” (l. 23), a
expressão destacada dá ideia de
a) lugar.
b) modo.
c) causa
d) tempo.
QUESTÃO 16
No texto, o trecho, “Que coisa mais linda!”(l. 4), o ponto de exclamação foi usado para
indicar
a) alívio.
b) dúvida.
c) decisão.
d) admiração.
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 17
No segundo quadrinho, o coração atravessado por uma flecha indica que a mulher está
a) decepcionada.
b) apaixonada.
c) chateada.
d) triste
QUESTÃO 18
O texto acima apresenta uma linguagem
a) culta.
b) literária.
c) informal.
d) científica.
QUESTÃO 19
Leia o texto abaixo.
1. No texto, há uma opinião do narrador em
a) “Havia uma lâmpada que sempre iluminava tudo em redor.”
b) “… um dia veio uma rajada de vento e a sua chama se apagou…”
c) “… ela achava que era mais poderosa do que o próprio sol…”
d) “Quando alguém veio reacendê-la, disse…”
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 20
De acordo com as informações do texto, podemos afirmar que
a) frutas, sanduíches naturais, sucos e vitaminas não são alimentos saudáveis.
b) o consumo exagerado de biscoitos recheados pode fazer mal à saúde.
c) apenas as crianças têm o hábito de comer biscoitos recheados.
d) os biscoitos recheados não causam nenhum mal à saúde.
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 21
O objetivo do texto é
a) mostrar a importância de economizar água.
b) incentivar a manter a calçada sempre limpa.
c) informar a importância de lavarem as frutas e legumes.
d) orientar as pessoas a escovarem os dentes diariamente.
Esse texto é
a) uma lista.
b) uma tirinha.
c) um panfleto.
d) um cardápio.