segunda-feira, 19 de agosto de 2024

SIMULADO DE PORTUGUÊS - D22,D23









01. (D22)(PROEB). Leia o texto abaixo.

Bolo da vovó


Ingredientes:

6 ovos (claras e gemas separadas);

1 xícara de açúcar;

1 xícara de farinha de trigo;

1 colher pequena de fermento em pó;

Margarina e farinha de trigo para untar a forma.

Recheio: 2 xícaras de goiabada cremosa.


Modo de fazer: Bata as claras em neve, adicione as gemas, o açúcar e bata. Acrescente a farinha, o fermento e misture com uma colher. Coloque em uma forma grande e redonda, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme num prato grande e corte ao meio. Recheie com a goiabada. Leve à geladeira por 1 hora.

Fácil de fazer: bolos cremosos. Editora Alto Astral, s/d, p. 5.


Esse texto serve para

A) contar uma história.

B) convidar para uma festa.

C) ensinar a fazer um bolo.

D) vender um produto.


02. (D23) (Sobral-CE). Leia o texto e responda.

Mais vale a voz do burro que a do dono

Um fazendeiro, muito inteligente e engraçado, recebeu a visita de um compadre, que vinha tomar emprestado um burro para fazer uma viagem.

O burro soltou-se do cercado e não houve quem o pegasse, compadre. Por isso não empresto o animal.

Nesse momento, o burro, que estava comendo atrás da casa, abriu o par de queixos, zurrando como um desesperado.

Mas, meu compadre! Como é que você diz que o bicho anda solto e ele está ali perto zurrando, para todo o mundo ouvir?

Meu compadre! Que homem é você que acredita mais na voz de um burro do que na de seu compadre?

(Luís da Câmara Cascudo.)

Na história, o relinchar do burro gerou

(A) a apresentação.

(B) a compreensão.

(C) o conflito.

(D) o desfecho.


03. (D22) (SAEP 2013). Leia o texto abaixo e responda.

O terremoto do gelo

O tão falado aumento da temperatura do planeta não produz somente ondas de calor na Índia ou secas na África: também provoca terremotos no Alasca.

Pelo menos é o que diz um estudo de cientistas da Nasa e do Departamento de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS). 

De acordo com a pesquisa, conforme as geleiras derretem, diminui a pressão sobre a crosta. Dessa forma, as placas tectônicas daquela região podem se mover com maior liberdade. [...]

Terra, set. 2004, p.12

Esse texto serve para o leitor

(A) se informar.

(B) se divertir.

(C) receber uma instrução.

(D) receber um aviso.


04. (D23) (Sobral – CE). Leia o texto.

Ariel chega suado na classe. D. Maria Luísa está colocando nas carteiras a prova de ciências já corrigida. Inda bem que ela colocou a nota para baixo. Ariel acha que deu vexame, o pior é que vai ter que levar a prova para a mãe assinar. Senta-se devagarinho e olha a prova.

O Jair, ao lado, deve ter tirado um notão porque está rindo sozinho. Também, grande coisa! O Jair só faz estudar! É tão grosso no futebol, que nem o professor de ginástica tem coragem de escalar ele pra algum time! Vê que Irene tirou dois, mas ela não está nem aí. A mãe dela deve ser dessas que não enchem muito. Se ele tirasse dois, ai dele. Vira a ponta da prova bem devagar. É, só se fosse milagre. Mas milagre não ia acontecer com ele e justo na prova de ciências. Estava lá, bem grande, em vermelho, no alto da página: Três. Pronto, estava azarado.

PINSKY, Mirna. As muitas mães de Ariel. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

p. 22-23. (fragmento)


A frase que mostra o problema de Ariel é:

(A) “É tão grosso no futebol, que nem o professor

de ginástica tem coragem de escalar ele...”

(B) “... o pior é que vai ter que levar a prova para a mãe assinar.”

(C) “Vê que Irene tirou dois, mas ela não está nem aí.”

(D) “O Jair, ao lado, deve ter tirado um notão

porque está rindo sozinho.”


05. (D22)(SAEP 2013). Observe a tirinha do personagem Hagar e leia o diálogo entre Helga e seu filho.









Este texto tem como objetivo

(A) mostrar o bom relacionamento entre pais e

filhos.

(B) proporcionar diversão para o leitor.

(C) ensinar sobre a importância do diálogo.

(D) noticiar um fato ocorrido com o personagem

Hagar.


06. (D23) (SAEPE). Leia o texto abaixo.

Princesa Linda Laço-de-fita

Sempre foi linda, vestiu roupas lindas e morou num quarto lindo, de um castelo lindíssimo, no reino de Flax. Passou a vida na janela desse quarto, recebendo visitas de príncipes que vinham de muito longe e de bem perto para também pedi-la em casamento. Mas, sendo linda como era, e muito vaidosa da própria lindeza, não aceitava nenhum pedido, pois nenhum príncipe era forte, rico ou... lindo o suficiente para casar com ela. Com o passar dos anos, os príncipes cansaram desse papo furado e desistiram de pedi-la em casamento. Hoje em dia, ela já está bem velhinha, ainda linda, uma linda velhinha. Sozinha, na janela, espera algum príncipe passar e parar para conversar.

SOUZA, Flávio de. Príncipes e princesas, sapos e lagartos: histórias modernas de tempos antigos. São Paulo: FTD, 1996.

O que fez com que essa história acontecesse?

A) A princesa ficar sempre na janela conversando.

B) A princesa recusar os pedidos de casamento.

C) As lindas roupas usadas pela princesa no castelo.

D) As visitas feitas pelos príncipes à princesa no castelo.


07. (D22) (SAEGO). Leia o texto abaixo.

Corda

Dá para pular corda sozinho ou em turma. Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão, enquanto um participante fica na outra ponta, batendo. Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem. As crianças que estão pulando seguem comandos (com um pé, com dois pés, passar antes que a corda toque o chão) ou o que pede a letra de uma música. Os mais habilidosos conseguem pular duas cordas que são batidas quase ao mesmo tempo.

Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/>. Acesso em: 19 jan. 2012.

Esse texto serve para

A) contar uma história.

B) divertir o leitor.

C) explicar uma brincadeira.

D) vender um produto.


08. (D23) (SPAECE). Leia o texto abaixo.

A Folha

Era uma vez uma Folha que não se dava bem com as suas companheiras. [...] Julgava-se a mais importante de todas. E sonhava em deixar as companheiras e ir passear pelo mundo.

Uma manhã em que fazia muito vento, as Folhas agarravam-se umas às outras para não se separarem da Árvore. Mas a Folha [...] aproveitou a ocasião para se soltar e partir.

Começou a sua grande aventura. No princípio, foi agradável o baile nos ares, sobrevoando campos e aldeias. Mas o vento era tão forte que os seus olhos se encheram de pó e não pôde ver nada. Depois caiu dentro de um rio e, como a água lhe salpicava os olhos, também nada pôde ver. O rio levou-a até ao mar e as ondas arrastaram-na para a praia.

Caiu a noite e ali estava a Folha, cheia de frio, num lugar desconhecido. Na manhã seguinte, vieram os banhistas para a praia e pisaram-na tantas vezes que ficou enterrada na areia.

Começou a chorar tanto [...] que adormeceu.

Quando acordou, teve uma surpresa. Tudo não

passara de um mau sonho.

Disponível em: <http://migre.me/noe>. Acesso em: 17 dez. 2014. Fragmento.

No primeiro parágrafo desse texto, a Folha demonstrou ser

A) brava.

B) ciumenta.

C) convencida.

D) zangada.


09.(D22) (SAEPB). Leia o texto abaixo.

                                   “A menina que sonhava com os pés”,

                                                                                                                                de Christian David

Ana é uma menina diferente, que demonstra

sua alegria e energia por meio de seus sapatos

coloridos. Quando começa a frequentar a escola, ela encontra algumas dificuldades com sua professora.

O livro “A menina que sonhava com os pés”, do autor Christian David, que será lançado pela Editora Gaivota, encanta ao mostrar a delicadeza de Ana ao lidar com seus problemas. Além disso, os pequenos leitores se identificarão com os medos e descobertas da personagem principal em seu primeiro dia de aula.

A menina Ana é capaz de ensinar o leitor sobre o poder de sonhar e o desejo de alegrar todos que estão ao seu redor. Os personagens cativantes, como a professora substituta e os pais de Ana, contribuem para esse aspecto da história.

Repleto de ilustrações da italiana Martina Peluso, graciosas em tons pastéis, o livro chama a atenção com as imagens coloridas e de traços delicados.

Disponível em: <http://www1.otempo.com.br/otempinho>. Acesso em: 5 jul. 2013.

Esse texto foi escrito para

A) apresentar um livro.

B) descrever uma cena.

C) ensinar uma tarefa.

D) narrar um acontecimento.


10. (D23) (Prova Brasil). Leia o texto abaixo.

A Raposa e o Cancão

Passara a manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o Cancão e fala:

Comadre raposa, isto é um desaforo! Eu se fosse você não agüentava! Passava uma descompostura!...

A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa

triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la…

CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

No final da história, a raposa foi:

(A) corajosa.

(B) cuidadosa.

(C) esperta.

(D) ingênua.





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