01. (D27) (Prova brasil). Leia o texto abaixo.
O que disse o passarinho
Um passarinho me contou
que o elefante brigou
com a formiga só porque
enquanto dançavam (segundo ele)
ela pisou no pé dele!
Um passarinho me contou
que o jacaré se engasgou
e teve de cuspi-lo inteirinho
quando tentou engolir,
imaginem só, um porco-espinho!
Um passarinho me contou
que o namoro do tatu e a tartaruga
deu num casamento de fazer dó:
cada qual ficou morando em sua casca
em vez de morar numa casca só.
Um passarinho me contou
que a ostra é muito fechada,
que a cobra é muito enrolada
que a arara é uma cabeça oca,
e que o leão-marinho e a foca...
Xô xô, passarinho, chega de fofoca!
PAES, José Paulo. O que disse o passarinho. In: ____.Um
passarinho me contou. São Paulo: Editora Ática, 1996.
A pontuação usada no final do verso “e que o leão- marinho e a foca...” (verso 20) sugere que o passarinho
(A) está cansado.
(B) está confuso.
(C) não tem mais fofocas para contar.
(D) ainda tem fofocas para contar
02. (D29) (SAERO). Leia o texto abaixo.
Quem ama vacina
Terezinha Vieira da Rocha*
O que você, mamãe, que acaba de trazer ao mundo um ser tão especial, seu filho, precisa saber sobre vacinas.
Tomar vacina dói?
Sim. Dói, mas é uma dor muito pequena se comparada ao trauma de uma internação por doenças que podem ser evitadas com a vacina.
Trabalho e não tenho tempo de levar meu filho para vacinar.
O ideal é que você, mamãe, esteja com seu bebê, principalmente no momento da 1ª vacina.
Ele sentirá mais seguro no seu colo, e as informações passadas a você, sobre as vacinas pelos profissionais de saúde, são muito importantes, mas, se ficar difícil para você compartilhar com seu filho este momento, peça a um parente, vizinho, ou a uma pessoa de sua confiança para levá-lo ao Centro de Saúde mais perto de sua casa. O importante é que no dia marcado sua criança receba as vacinas de acordo com o calendário vacinal. Se no dia marcado for Sábado, Domingo ou feriado, leve-o um dia antes ou um dia depois.
Disponível em:
<http://www.pbh..gov.br/smsa/biblioteca/saudedigital/dezembro/folder.h
Esse texto foi escrito para
A) filhos.
B) mães.
C) médicos.
D) pais.
03. (D27) (Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Feias, sujas e imbatíveis
(fragmento)
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor.
Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.
No trecho “Vai encarar?” (1° parágrafo), o ponto de interrogação tem o efeito de:
(A) apresentar.
(B) avisar.
(C) desafiar.
(D) questionar.
04. (D29) (SPAECE). Leia o texto abaixo.
A dengue em crianças
Você já ouviu falar na dengue? Com certeza, sim. Afinal, essa doença, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é muito comum no verão e no período chuvoso, devido ao maior acúmulo de água em terrenos abandonados. Febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações são alguns dos sintomas dessa moléstia. Mas você sabia que eles são mais comuns nos adultos?
[...]
De acordo com a pediatra Consuelo Oliveira, da Sociedade de Pediatria do Pará, ao contrário dos adultos, as crianças não costumam sentir dores de cabeça tão fortes. Em compensação, podem ter acessos de vômito e dores abdominais. Por outro lado, a febre, que costuma ser alta nos adultos, é mais branda nas crianças. Assim, a doença acaba muitas vezes sendo confundida com uma gripe. [...]
Como se vê, todo cuidado é pouco com essa doença. É claro, porém, que a melhor forma de combatê-la é não permitir o desenvolvimento do seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti, que adora água limpa e parada para se reproduzir. Por isso, deve- se evitar o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente, como vasos de plantas, latas ou pneus. [...]
Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-dengue-em-criancas/>. Acesso em: 10 abr. 2014. Fragmento.
O trecho do Texto que mostra um exemplo de linguagem científica é:
A) “Você já ouviu falar na dengue? Com certeza, sim.”. (1° parágrafo)
B) “... essa doença, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti,...”. (1° parágrafo)
C) “Como se vê, todo cuidado é pouco com essa doença.”. (3° parágrafo)
D) “... deve-se evitar o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente,...”. (3° parágrafo);.
05. (D27) Leia o texto abaixo.
Rixas e Faniquitos
Rita e Renata têm um gênio ruim e quando brigam é um rebuliço!
– Sua ridícula!
– Olha quem fala. Raquítica!
– Rechonchuda!
– Rabugenta!
– Ranheta!
– Repelente!
Um dia reconheceram que as rusgas eram sem razão e que era ridículo brigar com tantos erres. Aí resolveram fazer as pazes. Uma ficou fã da outra. Foi fabuloso! Não tinha mais fofoca, fuxico, futrica. Era o fim do fuzuê!
A família em festa fez uma farta feijoada para festejar. Final feliz! Ufa!
Isabella Carpaneda, Angiolina Bragança. Porta Aberta – Nova edição
Glossário (Fonte: Dicionário Aurélio)
Rusgas - pequenas brigas ou desentendimentos.
Rixa - disputa; briga, discórdia; desordem, tumulto.
Futrica - fuxico, intriga.
Fuzuê - conflito, briga, barulho, confusão.
No diálogo entre as duas personagens, o uso do ponto de exclamação (!) reforça
(A) o fim da confusão entre as personagens.
(B) o final feliz da história.
(C) a discórdia entre as meninas.
(D) a decisão de festejar a amizade.
06. (D29) (SAEPB). Leia o texto abaixo.
Para garantir uma sobra todo mês
1. Anote todos os seus gastos. É a maneira mais fácil de descobrir para onde está indo sua grana. E prepare-se para se surpreender: boa parte dela provavelmente está sendo gasta com besteirinhas.
2. Tenha metas. Além de pagar as contas de todo o mês, sua mesada pode servir para realizar
sonhos. “Cole uma foto daquilo que você quer muito comprar no espelho. Isso ajuda a manter a
motivação”, ensina Antonio De Julio, consultor da Money Fit.
3. Fique esperta com vendedores. Passear no shopping e “dar só uma olhadinha” nas lojas é tudo de bom. Só tome cuidado para não cair na lábia de quem está do lado de lá do balcão, falando em promoções.
4. Peça desconto na cara dura. Vai comprar qualquer coisa e pagar à vista? Pechinche no mínimo 5% de desconto. Se for em dinheiro, pode chegar a até 10% do valor total.
5. Pesquise antes de comprar. Veja na internet o preço médio do que você quer comprar e pesquise bastante, para ter uma ideia do melhor custo X benefício. Só depois é que você estará liberada para bater perna pelas lojas. [...]
Disponível em: <http://atrevida.uol.com.br/arrasa/fica esperta/>. Acesso
Pela linguagem utilizada, esse texto foi escrito para
A) adolescentes.
B) consultores.
C) professores.
D) vendedores
07. (D27) Leia o texto abaixo.
A bruxa
Mariana comentou:
— Aí aparece a bruxa.
— Sim...
— Mas uma bruxa tão bonita, tão bonita, que só você vendo. Foi aí que Rogerinho soltou:
— Bruxa bonita assim só podia ser fada, né?
O travessão foi usado nesse texto para indicar:
(A) a descrição do ambiente.
(B) a fala das personagens.
(C) a emoção das personagens.
(D) a beleza da bruxa.
08. (D29) (Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Carta
Lorelai:
Era tão bom quando eu morava lá na roça. A casa tinha um quintal com milhões de coisas, tinha até um galinheiro. Eu conversava com tudo quanto era galinha, cachorro, gato, lagartixa, eu conversava com tanta gente que você nem imagina, Lorelai. Tinha árvore para subir, rio passando no fundo, tinha cada esconderijo tão bom que a gente podia ficar escondida a vida toda que ninguém achava.
Meu pai e minha mãe viviam rindo, andavam de mão dada, era uma coisa muito legal da gente ver. Agora, tá tudo diferente: eles vivem de cara fechada, brigam à toa, discutem por qualquer coisa. E depois, toca todo mundo a ficar emburrando. Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga?
Sabe o que é que eles falaram? Que não era assunto para criança. E o pior é que esse negócio de emburramento em casa me dá uma aflição danada. Eu queria tanto achar um jeito de não dar mais bola pra briga e pra cara amarrada. Será que você não acha um jeito pra mim?
Um beijo da Raquel. (…)
NUNES, Lygia Bojunga. A Bolsa Amarela – 31ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.
Em “Agora tá tudo diferente:”, a palavra destacada é um exemplo de linguagem
(A) ensinada na escola.
(B) estudada nas gramáticas.
(C) encontrada nos livros técnicos.
(D) empregada com colegas
09. (D27) Leia o texto abaixo.
Quando crescer, vou ser... ambientalista!
(Fragmento)
Efeito estufa, destruição da camada de ozônio, poluição, desmatamento, aquecimento global... Você já ouviu alguma dessas expressões? Ora, que pergunta!
É claro que sim. Afinal de contas, há alguns anos esses temas ganham cada vez mais destaque nos meios de comunicação. Jornais, revistas, tevês, Internet chamam a atenção para as mudanças que estão ocorrendo no meio ambiente, especialmente sobre os impactos negativos das ações do homem. E quem é que fala desses assuntos? Quase sempre, os ambientalistas. Ambientalistas são todos aqueles que transformam em ações o ideal de que a relação entre as pessoas e o meio ambiente deve ser o menos predatória possível.
(http://www.cienciahoje.ul.com.br)
O uso das reticências na primeira linha indica para o leitor que há
(A) algumas expressões que não devem ser apresentadas.
(B) várias transformações a serem feitas no meio ambiente.
(C) outras expressões que se destacam no tema sobre meio ambiente.
(D) muitas dúvidas sobre as situações restritas ao meio ambiente.
10. (D29) (SPAECE). Leia o texto abaixo:
Coisas da idade
Acne, infelizmente, tem tudo a ver com a fase pela qual você está passando (e em alguns casos, ela segue na idade adulta). Nessa fase da puberdade, os hormônios deixam a pele mais oleosa e, caso não tome algumas providências, espinhas e cravos vão pipocar no seu rosto.
Além da higiene, comer bem (menos doces, frituras e refrigerantes, mais frutas e verduras) ajuda a pele a ficar mais bonita, embora a relação entre o consumo de alimentos como chocolate e o aumento da acne não tenha sido comprovada pelos cientistas. Apesar dos cuidados, uma ou outra espinha sempre aparece, não tem jeito. Daí, a dica é escondê-la com a maquiagem. Ah, e nada de ficar cutucando o rosto, o que é muito comum nessa fase de tantas transformações.
O ideal é que você não espere cravos e espinhas aparecerem para cuidar da pele.
Quando se fala de acne, prevenção é “a” palavra!
Esse texto foi escrito para
A) idosos.
B) crianças.
C) adultos.
D) adolescentes.
BOA SORTE !!!😘