01. (D1/H2) (Reforço
digital – RJ). Leia o texto a seguir e
responda:
SOL: LUZ E VIDA
O
Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que
são milhares de vezes maiores
que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol
é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra:
cerca de 150 milhões de quilômetros. Sua luz leva pouco mais de oito minutos para atingir a superfície terrestre.
A
radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra.
A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva
e neve) e estimula o processo de fotossíntese das
plantas (que fornece a energia
para a sobrevivência dos organismos vivos).
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm
De acordo com o texto, a energia solar também é responsável pela
A) distância entre a Terra e Sol.
B)
evaporação da água.
C) falta de energia na Terra.
D) dificuldade no processo de fotossíntese.
02. (D3/H13) (SAEPI).
Leia o texto abaixo.
Volta da asa branca
[...] Já faz três
noites Que pro norte relampeia
A asa branca
Ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas
E voltou pro meu sertão
Ai, ai eu vou me
embora
Vou cuidar da prantação...
GONZAGA, Luiz. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/luiz- gonzaga/664045/>. Acesso
em: 23 ago. 2012. Fragmento.
No verso
“Ouvindo o ronco do
trovão” a palavra destacada significa
A) barulho que se ouve após o relâmpago.
B) barulho provocado por quem dorme.
C) ruído causado pela asa branca.
D) ruído causado nas noites do sertão.
03. (D4/H12) (SAEMI - PE). Leia o texto abaixo.
Berto
Berto era um abominável homem das Neves. Ele
gostava tanto das montanhas nevadas, quanto das distantes florestas.
Certo dia, Berto estava perseguindo duas borboletas quando elas pousaram em uma pedra.
Silenciosamente, ele rastejou para perto delas.
Mas do outro lado da pedra havia um garotinho. Que susto! Ele nunca havia visto
nada igual!
Berto mergulhou na moita para se esconder. Mas ...
AAAAIIII ! Os galhos
tinham vários espinhos! O garotinho andou até Berto:
– Desculpe-me – ele disse. Eu não quis assustá-lo.
Meu nome é Tom. Quem é você?
– Eu sou Berto, um abominável homem das neves!
BUCKINGHAM,
M. O não tão abominável homem das Neves.
São Paulo:
Ciranda Cultural,
2005. s/p.
De acordo com esse texto, Berto ficou assustado porque
A) não conhecia seres humanos.
B) não sabia voltar
para a casa.
C) viu duas borboletas na pedra.
D) viu espinhos no meio do mato.
04. (D1/H2) (SAERJ). Leia o texto abaixo.
Bocão – Pescaria
Estava o homem pescando, calmamente, quando o Bocão e a mãe dele se aproximaram do
pescador.
O Bocão disse:
– Pega um peixe pra eu ver.
O homem ficou caladinho. Aí, o Bocão disse de novo:
– Ei, moço, pega um peixe pra eu ver. Nada. Aí, o Bocão repetiu:
– Ô moço, pega um peixe pra eu ver.
Aí, a mãe do Bocão disse:
– Não pegue, não, moço, enquanto
ele não pedir por favor.
ZIRALDO. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2005. p.58.
Com base nesse texto, a mãe do menino queria que ele fosse
A) calmo.
B)
cuidadoso.
C) educado.
D) esperto.
05. (D3/H13) (SAERJ). Leia o texto abaixo.
A) arrasta as asas no chão.
B) bate suas asas no ar.
C) está apaixonado pela menina.
D) está com a asinha quebrada.
06.. (D4/H12) (SAEMI
- PE). Leia o texto abaixo.
O Burro e a
Cachorrinha
Um Burro,
vendo que o seu dono brincava com uma
Cachorrinha e se alegrava com ela, e a tinha à mesa, dando-lhe de comer, e que
ela se entusiasmava quando ele chegava, e lhe saltava para o colo, pensou
magoado que se fizesse o mesmo seria mais estimado.
Então,
quando chegou o dono, pôs-lhe as patas nos ombros e começou a querer lamber-lhe
o rosto com a língua. Espantado, o dono começou
a gritar e acudiram
os criados que, a poder de muito trabalho, tornaram a meter o Burro na
estrebaria.
Moral da história: Ninguém se meta a mostrar habilidades que a natureza lhe negou.
Disponível em:<http://webcache.googleusercontent.com/sea aUsoJ:lerebooks.files.wordpress.com/2012/12/ abulasdeesopo.pdf+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 4 jun.2014.
No primeiro
parágrafo desse texto, o Burro demonstra
ser
A) preguiçoso.
B)
orgulhoso.
C) medroso.
D) invejoso.
07.. (D1/H2) (PROEB). Leia o texto abaixo.
08. (D3/H13) (SADEAM). Leia
o texto abaixo.
Dinâmica: “dança da cadeira
cooperativa” Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar
o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperação entre o
grupo.
Materiais: uma cadeira.
Procedimento:
consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que, ao
invés dos que ficarem sem se sentar saírem, terão que sentar no
colo do amigo, de modo que ninguém fique de pé. É muito engraçado! Ao final,
com apenas uma cadeira, todo o grupo terá que se sentar no colo um do outro.
Disponível em:
<http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-
jornada-pedagogica/dinamicas-de-grupo>.
Acesso em: 18 maio 2011.
No trecho
“... serve para quebrar
o gelo e fazer...”, a expressão destacada significa
A) destruir o gelo.
B) esquentar o corpo.
C) ficar à vontade.
D) pensar sobre o assunto.
09. (D4/H12) (SAEP
2013). Leia o texto abaixo
e responda.
Sim, eles falam
É um ritual: estaciono
e eles começam a latir em um coral ritmado, igual todos os dias.
Latem sem ver meu carro, porque paro longe do portão. Certamente, o barulho do
motor anuncia minha chegada.
Os latidos são muito semelhantes quando Nenê, minha fiel ajudante, chega para trabalhar. Mas mudam completamente quando o entregador de pizza toca a campainha, um pedestre desavisado caminha mais perto do muro ou quando bichos pulam entre as árvores.
Para quem os ouve, parece evidente: eles conversam entre si e com os cães da vizinhança. E as características do latido mudam conforme a mensagem que emitem: “Você chegou!”, “Cuidado, estranho” e “Bom dia, Nenê!”Será? [...]
Fonte: http://beneviani.blogspot.com.br/
Segundo o autor, os seus cães
(A) parecem dialogar com os outros
cães.
(B) às vezes latem quando ele chega em casa.
(C) latem e mordem o entregador de pizza.
(D) brincam com os bichos que pulam entre as árvores.
10. (D1/H2) (SAEP). Leia o texto abaixo.
Qual foi a maior goleada
do futebol?
O recorde
de número de gols em uma partida
oficial é 149 a 0. Foi um jogo em 2002, em que o time AS Adema venceu o
SOE em Madagáscar, na África.
Esse placar
só foi possível porque os jogadores do SOE
fizeram diversos gols contra para protestar contra o árbitro da partida. Já o
maior placar em um jogo internacional de futebol
aconteceu em uma vitória do time da Austrália contra Samoa
Americana, em 2001: 31 a 0.
PIRES JUNIOR,
Norton Fernando. Recreio.
Ano 10, n. 517. 4 fev. 2010, p. 5.
De acordo com esse texto, o time que fez maior número
de gols em uma partida foi
A) AS Adema.
B) Austrália.
C) Samoa Americana.
D) SOE.