segunda-feira, 10 de março de 2025

SIMULADO DE PORTUGUÊS - Nº01 / 2025

 

01. (D1/H2) (Reforço digital RJ). Leia o texto a seguir e responda:

SOL: LUZ E VIDA

O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros. Sua luz leva pouco mais de oito minutos para atingir a superfície terrestre.

A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra. A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve) e estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).


http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm


De acordo com o texto, a energia solar também é responsável pela


A)  distância entre a Terra e Sol.

       B)  evaporação da água.

C)  falta de energia na Terra.


D)  dificuldade no processo de fotossíntese.


02. (D3/H13) (SAEPI). Leia o texto abaixo.

Volta da asa branca

[...] Já faz três noites Que pro norte relampeia A asa branca

Ouvindo o ronco do trovão Já bateu asas

E voltou pro meu sertão Ai, ai eu vou me embora

Vou cuidar da prantação...


GONZAGA, Luiz. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/luiz- gonzaga/664045/>. Acesso em: 23 ago. 2012. Fragmento.


No verso “Ouvindo o ronco do trovão” a palavra destacada significa

A)  barulho que se ouve após o relâmpago.

     B)  barulho provocado por quem dorme.

      C)  ruído causado pela asa branca.

        D)  ruído causado nas noites do sertão.


    03. (D4/H12) (SAEMI - PE). Leia o texto abaixo.

Berto

Berto era um abominável homem das Neves. Ele gostava tanto das montanhas nevadas, quanto das distantes florestas.

Certo dia, Berto estava perseguindo duas borboletas quando elas pousaram em uma pedra.

Silenciosamente, ele rastejou para perto delas.

Mas do outro lado da pedra havia um garotinho. Que susto! Ele nunca havia visto nada igual!

  Berto mergulhou na moita para se esconder. Mas ...

AAAAIIII ! Os galhos tinham vários espinhos! O garotinho andou até Berto:

  Desculpe-me ele disse. Eu não quis assustá-lo.

Meu nome é Tom. Quem é você?

  Eu sou Berto, um abominável homem das neves!

BUCKINGHAM, M. O não tão abominável homem das Neves. São Paulo:

Ciranda Cultural, 2005. s/p.

De acordo com esse texto, Berto ficou assustado porque


A)  não conhecia seres humanos.


       B)  não sabia voltar para a casa.

C)  viu duas borboletas na pedra.

D)  viu espinhos no meio do mato.

04.       (D1/H2) (SAERJ). Leia o texto abaixo.

Bocão Pescaria

Estava o homem pescando, calmamente, quando o Bocão e a mãe dele se aproximaram do pescador.

O Bocão disse:

  Pega um peixe pra eu ver.

O homem ficou caladinho. Aí, o Bocão disse de novo: – Ei, moço, pega um peixe pra eu ver. Nada. Aí, o Bocão repetiu:

  Ô moço, pega um peixe pra eu ver. Aí, a mãe do Bocão disse:

  Não pegue, não, moço, enquanto ele não pedir por favor.

ZIRALDO. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2005. p.58.

Com base nesse texto, a mãe do menino queria que ele fosse


A)  calmo.


B)  cuidadoso.

C)  educado.

D)  esperto.

05.  (D3/H13) (SAERJ). Leia o texto abaixo.

  No último quadrinho, a expressão “arrastando uma asinha” sugere que o anjinho

A)  arrasta as asas no chão.

B)  bate suas asas no ar.

C)  está apaixonado pela menina.

D)  está com a asinha quebrada.

06.. (D4/H12) (SAEMI - PE). Leia o texto abaixo.

O Burro e a Cachorrinha

Um Burro, vendo que o seu dono brincava com uma Cachorrinha e se alegrava com ela, e a tinha à mesa, dando-lhe de comer, e que ela se entusiasmava quando ele chegava, e lhe saltava para o colo, pensou magoado que se fizesse o mesmo seria mais estimado.


Então, quando chegou o dono, pôs-lhe as patas nos ombros e começou a querer lamber-lhe o rosto com a língua. Espantado, o dono começou a gritar e acudiram os criados que, a poder de muito trabalho, tornaram a meter o Burro na estrebaria.


Moral da história: Ninguém se meta a mostrar habilidades que a natureza lhe negou.


Disponível em:<http://webcache.googleusercontent.com/sea aUsoJ:lerebooks.files.wordpress.com/2012/12/ abulasdeesopo.pdf+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 4 jun.2014.


No primeiro parágrafo desse texto, o Burro demonstra ser


A)  preguiçoso.

      B)  orgulhoso.

C)  medroso.


D)  invejoso.

07..  (D1/H2) (PROEB). Leia o texto abaixo.

De acordo com esse texto, para ser feliz, é necessário 1 xícara de
A)  coragem.

B)  esperança.

C)  humildade.

D)tolerância

08. (D3/H13) (SADEAM). Leia o texto abaixo.

Dinâmica: “dança da cadeira cooperativa” Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperação entre o grupo.


Materiais: uma cadeira.


Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que, ao invés dos que ficarem sem se sentar saírem, terão que sentar no colo do amigo, de modo que ninguém fique de pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira, todo o grupo terá que se sentar no colo um do outro.

Disponível em: <http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-

jornada-pedagogica/dinamicas-de-grupo>.

Acesso em: 18 maio 2011.

No trecho “... serve para quebrar o gelo e fazer...”, a expressão destacada significa

A)  destruir o gelo.


B)  esquentar o corpo.


C)  ficar à vontade.


D)  pensar sobre o assunto.


09. (D4/H12) (SAEP 2013). Leia o texto abaixo e responda.

Sim, eles falam

É um ritual: estaciono e eles começam a latir em um coral ritmado, igual todos os dias. Latem sem ver meu carro, porque paro longe do portão. Certamente, o barulho do motor anuncia minha chegada.

Os latidos são muito semelhantes quando Nenê, minha fiel ajudante, chega para trabalhar. Mas mudam completamente quando o entregador de pizza toca a campainha, um pedestre desavisado caminha mais perto do muro ou quando bichos pulam entre as árvores.

Para quem os ouve, parece evidente: eles conversam entre si e com os cães da vizinhança. E as características do latido mudam conforme a mensagem que emitem: “Você chegou!”, “Cuidado, estranho” e “Bom dia, Nenê!”Será? [...]

Fonte: http://beneviani.blogspot.com.br/

Segundo o autor, os seus cães


(A)  parecem dialogar com os outros cães.

(B)  às vezes latem quando ele chega em casa.

(C) latem e mordem o entregador de pizza.


(D)  brincam com os bichos que pulam entre as árvores.

10. (D1/H2) (SAEP). Leia o texto abaixo.

Qual foi a maior goleada do futebol?

O recorde de número de gols em uma partida oficial é 149 a 0. Foi um jogo em 2002, em que o time AS Adema venceu o SOE em Madagáscar, na África.

Esse placar foi possível porque os jogadores do SOE fizeram diversos gols contra para protestar contra o árbitro da partida. Já o maior placar em um jogo internacional de futebol aconteceu em uma vitória do time da Austrália contra Samoa Americana, em 2001: 31 a 0.

PIRES JUNIOR, Norton Fernando. Recreio. Ano 10, n. 517. 4 fev. 2010, p. 5.


De acordo com esse texto, o time que fez maior número de gols em uma partida foi


A)  AS Adema.

B)  Austrália.

C)  Samoa Americana.


D)  SOE.




















MADRE TEREZA SIMULADOS

MEDIDAS DE TEMPO